O engenheiro e empresário Marco Domakoski foi reeleito presidente do Movimento Pró-Paraná para o biênio 2021/2023 na tarde desta quarta-feira (15/9). Criada em 2001 pelo jornalista Francisco Cunha Pereira Filho, a entidade busca atuar em prol de causas que contribuam para o desenvolvimento do estado por meio de debates e pareceres técnicos. Exemplos recentes das conquistas resultantes desse esforço são a 3ª pista do Aeroporto Afonso Pena a aprovação, pela ANTT, de modelo de concessão de rodovias para o Paraná que vai desonerar o setor produtivo com pedágios mais baixos e um caderno de obras mais robusto do que o figura nos contratos em vigor até novembro. Há também causas ainda por serem ganhas, como a construção da Ponte de Guaratuba e a engorda da praia em Matinhos.
Encabeçada por Domakoski, a chapa única, que indicou mais onze nomes para a diretoria e outros para os conselhos superior, deliberativo e fiscal foi eleita por aclamação, unanimemente. Na presidência da mesa eleitoral, o professor Zaki Akel Sobrinho, reconduzido à coordenação do Conselho Deliberativo, anunciou que a posse dos eleitos será no dia 30 de setembro. Em suas palavras de agradecimento pela recondução ao cargo, Domakoski afiançou que ele e os demais dirigentes do movimento seguirão trabalhando para que o Paraná seja terra de justiça, paz e solidariedade. “Sem ideologias ou partidarismos, seguiremos pautados por ações concretas. Todos os associados merecem um voto de louvor pela persistência e pelo empenho em seu trabalho pelo estado. Vamos seguir tratando dos assuntos que são importantes para o desenvolvimento do estado nos campos cultural e infraestrutural. E atuaremos também em duas novas áreas: a educação e a integração do Sul do Brasil, em parceria com os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e o apoio do BRDE”, anunciou.
O advogado José Lucio Glomb seguirá como coordenador do Conselho Superior. Compõem também a diretoria Mário Pereira (1º vice-presidente), Orlando Pessuti (2º vice), Cleverson Marinho Teixeira (3º), Arnaldo Miró Rebello (4º) e Nelson Luiz Gomez (5º), Rafael de Lala Sobrinho (diretor secretário), Jaime Sunye Neto (diretor financeiro), Luiz Alberto Gomes (diretor de relações institucionais), Rosane Gil Kolotelo Wendpap (diretora de eventos), Kelso Krieger e Luís Roberto Dantas Bruel.