A Universidade Positivo (UP) realiza, de 20 a 25 de setembro, a Semana da Responsabilidade Social, uma ação encabeçada pela Cruzeiro do Sul Educacional, um dos maiores grupos de ensino do país, com a participação das instituições pertencentes ao grupo. A iniciativa, com foco em ESG (meio ambiente, sociedade e governança), busca promover o bem-estar social e o crescimento sustentável.
A programação, voltada à comunidade em geral de todas as regiões onde as instituições de ensino superior atuam, oferece uma série de atividades gratuitas em diversas áreas, como palestras, oficinas, prestação de serviços, arrecadações, entre outras dinâmicas on-line e presenciais.
“Este ano, promovemos mais uma Semana da Responsabilidade Social, incentivada pela ABMES, uma oportunidade que reforça e fortalece ainda mais a nossa relação de proximidade com as comunidades onde nossas instituições estão inseridas, além de propiciar aos estudantes ações de cidadania e solidariedade com prestação de serviços à população e arrecadação de doações com finalidade social”, comenta Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, Diretor Acadêmico de Educação Presencial da Cruzeiro do Sul Educacional.
A programação terá início na segunda-feira (20), às 9h, com solenidade de abertura on-line para apresentação das ações de Responsabilidade Social das Instituições pertencentes ao grupo. Farão parte da abertura, Fábio Marcel Fossen, Presidente da Companhia, Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral e Afonso Celso Florentino de Oliveira, responsável pela área de ESG da Cruzeiro do Sul Educacional.
Para o Diretor Acadêmico, as ações de Responsabilidade Social estão no cerne das Instituições de Ensino Superior da Cruzeiro do Sul Educacional, durante todo o ano, por meio de atividades promovidas pelos cursos, atendimento nas clínicas e outros serviços, fortalecendo a relação ensino, pesquisa e extensão. “Neste ano, criamos o Núcleo de Empreendedorismo e Responsabilidade Social, reafirmando nosso compromisso de aumentar a abrangência de nossas ações e corroborando para a política de boas práticas ambientais, sociais e de governança”, explica.
Excelência em sustentabilidade
Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric, criado pela Universidade da Indonésia. Na colocação geral, apenas três universidades brasileiras ficaram entre as 100 melhores: USP, Universidade Federal de Lavras e Universidade Positivo.
O GreenMetric é o primeiro e, atualmente, único ranking no mundo a mensurar a questão ambiental. Foram avaliadas, ao todo, 719 instituições de 81 países diferentes. Entre os quesitos analisados pela UI GreenMetric estão questões de infraestrutura, como a relação entre área aberta e área total, o uso consciente e eficiente de água, eficiência energética, entre outras coisas.
O ranking da Universidade da Indonésia avaliou seis itens – e em dois deles, a Universidade Positivo ficou em primeiro lugar no Brasil. Na avaliação sobre água, que envolve programas de conservação e reúso de água, uso eficiente de aparelhos hidráulicos e água tratada, de uma pontuação máxima de 1.000 pontos, a Positivo obteve 775 e ocupa atualmente a 36a posição mundial no quesito. Algumas unidades já contam com sistema de captação de água de chuva para reuso em limpeza e descargas.
Educação o Desenvolvimento Sustentável
O conceito de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) pauta o planejamento da Universidade Positivo (UP) para os próximos anos. Essa preocupação permite não apenas o alinhamento com a Agenda 2030 da ONU, mas também com as melhores práticas empresariais como, por exemplo, as preconizadas pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 e, ainda, políticas sustentáveis como as do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A EDS deve ser diretriz norteadora para realizar pesquisa, ensino, gestão da universidade e relacionamento com a sociedade. O objetivo é formar profissionais e cidadãos competentes para liderar mudanças transformadoras em seus campos de atuação, além de comprometidos com as presentes e futuras gerações.
Para conferir toda a programação gratuita, acesse: Semana da Responsabilidade Social.