Destaque | Educação

UniCuritiba abre as portas para receber estudantes do ensino médio

Ter formação superior aumenta as chances de empregabilidade, melhora a renda e potencializa as chances de crescer em uma carreira. O problema é que muitos estudantes terminam o ensino médio com dificuldade para escolher a profissão e planejar o futuro.

Com o objetivo de ajudar no processo de decisão, o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação, o maior e mais completo ecossistema de ensino superior privado do país – realizará em setembro o “Experimente seu Futuro” – um circuito de práticas acadêmicas que possibilita aos estudantes do ensino médio conhecerem diferentes profissões.

O evento será no dia 20/09, com atividades pela manhã (a partir das 8h30) ou à tarde (a partir das 13h30) e as inscrições já estão abertas. As escolas de ensino médio parceiras do UniCuritiba já começaram a receber os convites, mas todas as instituições de ensino de Curitiba e região podem participar. O evento é aberto à comunidade.

Além de saber mais sobre as diferentes áreas do conhecimento e as particularidades de cada profissão, os participantes do “Experimente seu Futuro” conhecerão a infraestrutura do UniCuritiba e as opções de cursos de graduação oferecidas pela instituição. As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/experimenteunicuritiba até o dia 13 de setembro ou enquanto houver vaga.

Responsabilidade social

Além de abrir as portas para que os estudantes do ensino médio conheçam as profissões e tomem decisões conscientes sobre a formação que desejam, o “Experimente seu Futuro” terá viés social alinhado ao objetivo da Ânima de transformar o mundo pela educação.

De acordo com a diretora do Unicuritiba, Larissa Albuquerque, as inscrições para o evento são gratuitas, mas os participantes podem doar um quilo de alimento não perecível. “Por meio do nosso Núcleo de Migrações do curso de Relações Internacionais e da Cátedra Sergio Vieira de Mello vamos encaminhar as doações aos refugiados que vivem em Curitiba”, explica.

Como escolher a profissão ideal?

A escolha da profissão é algo pessoal e subjetivo. Esse momento costuma encher de dúvidas e inseguranças os estudantes que terminam o ensino médio. Para ajudar nessa reflexão, a professora do curso de Psicologia do UniCuritiba, Daniela Jungles, preparou algumas dicas:

  1. Faça uma lista das preferências com base em habilidades, afinidades e aptidões. Isso ajuda a definir a área que você mais se identifica.
  2. Busque orientação profissional e faça testes vocacionais para identificar a carreira que mais se encaixa no seu perfil.
  3. Liste áreas de interesse, converse com profissionais formados nessas áreas e analise a proposta curricular dos cursos de graduação.
  4. Se tiver a oportunidade, faça cursos profissionalizantes, participe de palestras, workshops e eventos como o “Experimente seu Futuro”. Eles ajudam a entender as dinâmicas da profissão e do mercado de trabalho.
  5. Não se apegue à ideia da profissão para a vida toda. Não existe escolha certa ou errada. Em muitos casos, a carreira muda de rumo e não é necessário ficar preso à primeira graduação. Lembre-se que aprendizado é para a vida toda.
  6. Analise o mercado de trabalho, as possibilidades de emprego, as profissões em alta e as áreas saturadas. Suas preferências pessoais não devem ser os únicos fatores a considerar. Alinhe seus desejos e habilidades aos seus planos para o futuro.
  7. Leve em conta quem você é, quais são seus objetivos pessoais, suas metas de vida e, respeitando a sua personalidade, tente se enxergar no futuro.
  8. Reconheça as suas qualidades. O autoconhecimento é fundamental na hora de escolher um curso superior e a carreira que se pretende seguir.
  9. Faça uma lista de prós e contras com base em todas as informações que você pesquisou. Analise como você lidaria com os contras. Isso vai mostrar as possibilidades com mais clareza.
  10. Invista na formação superior. Conheça as instituições nas quais planeja estudar e pesquise sobre a qualidade do ensino e a metodologia. Independentemente da carreira que você escolher, matricule-se em uma instituição bem avaliada e que seja referência na área.