A engenharia sempre esteve entre os cursos de graduação mais procurados no Brasil. Ainda assim, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o país enfrenta a escassez de engenheiros no mercado, principalmente profissionais com o perfil e as habilidades exigidas pelo novo mundo do trabalho.
Para discutir os desafios e rumos da profissão, o UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país – realiza na quarta-feira (18/08), às 19h, uma live com transmissão no Youtube. O objetivo é conectar os estudantes com o mundo do trabalho e apresentar o potencial das engenharias no desenvolvimento das carreiras. Para participar, é só se inscrever gratuitamente aqui.
Durante a live os participantes terão a oportunidade de entender como a prática é fundamental para as engenharias e conhecer dois projetos de extensão – Robótica Móvel e Capivara Racing – desenvolvidos por estudantes do UniCuritiba.
No projeto Robótica Móvel, os participantes realizam um campeonato de robôs móveis autônomos. A organização e execução do evento incentivam o conhecimento prático e o aprimoramento de técnicas de controle de motores, aplicação de sensores, montagem de protótipos e programação de microcontroladores.
O Capivara Racing, outro projeto de extensão que será apresentado durante a live, envolve estudantes no desenvolvimento de veículos baja off-road (para ensaios em terrenos acidentados), baja elétrico (para ensaios com veículo off-road de tração elétrica) e track-day (adaptação de veículos de rua para competições).
Segundo a coordenadora dos cursos de engenharia do UniCuritiba, professora Juliana Oliveira, o evento vai ajudar os jovens a entender melhor as diferentes áreas de atuação das engenharias, orientando os estudantes que ainda têm dúvidas sobre a escolha da graduação. “Vamos compartilhar várias dicas úteis, apresentar a estrutura dos cursos de engenharia do UniCuritiba e mostrar como nossos alunos aplicam a teoria em vivências reais da profissão.”