A Lei do SAC foi o nome popular dado ao Decreto Nº 6. 523/08 que regulamenta os Serviços de Atendimento ao Cliente de empresas sob jurisdição do Poder Público Federal. Entre elas, empresas de telefonia, televisão a cabo, bancos e empresas aéreas.
O alto volume de reclamações em órgãos públicos devido ao atendimento destas empresas fez com que a Lei fosse criada para preservar os Direitos dos Consumidores para padronizar um nível de qualidade aceitável.
A Lei do SAC traz benefícios às empresas e aos consumidores, entre eles, serviço de atendimento ao cliente com base em regimes de trabalho, prazo para resolução das contestações e gratuidade das ligações. Agora, com a aprovação e sanção da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, os dados dos clientes precisam ser minuciosamente gerenciados para evitarem vazamentos e multas às empresas.
Contudo, recentemente, a SENACON (Secretaria Nacional do Consumidor) encaminhou à consultoria jurídica do Ministério da Justiça o texto final do novo decreto do SAC, com referência ao ano de 2021. Nele, o telefone reapareceu como obrigatório e, necessariamente, deverá ser feito por um humano. Em 2020, a secretaria havia encerrado a obrigatoriedade do atendimento telefônico no SAC.
Essa prática pode ampliar as relações de consumo entre empresas e consumidores e diminuir demandas judiciais, mas requer atenção para quem lidera e atua em atendimento ao cliente. Por isso, o Customer Force abrirá essa discussão a você e à sua empresa e traz: quais os impactos serão gerados ao consumidor e às empresas?
Programação
- 18h30: Início das Transmissões e boas-vindas
- 18h40: Painel Digital I: “Do que se trata a nova Lei do SAC?”
- Com Dra. Lidiane Leles e Dr. Thiago Souza
- 19h00: Painel Digital II: “Caminhos para a implantação e adequação da nova lei do SAC”
- Com Dra. Dayana Coelho, Dra. Patricia Punder e Dra. Sheila Shimada
- 19h30: Painel Digital III: “Quais as consequências às empresas e à experiência do consumidor se a legislação não for aderida”
- Com Dra. Andrea Mottola, Dra. Joung Won Kim e Dra. Regiane Esturilio
- 20h00: Encerramento + Surpresas
A mediação ocorrerá pelos fundadores da nossa comunidade e especialistas em Gestão de Relacionamento com o Cliente: Arthur Sarchiolo, Douglas Domingues e Euriale Voidela.