Cultura e Lazer | Destaque

Matinhos recebe espetáculos gratuitos de bonecos

A cidade de Matinhos, no litoral paranaense, será o palco do espetáculo infantil de bonecos “No tanque do quintal tem um mar pra Juvenal”. As apresentações acontecem no Auditório da UFPR Litoral (rua Jaguariaíva, 512, Matinhos). No dia 14 de agosto, será às 16h. No dia 15 de agosto, será às 9h45, 13h45 e 15h – sempre com entrada franca.

Com realização da Companhia Analgésica e elaborado pela Pingüim Produções, a peça integra o Projeto de Circulação de Norte a Sul do Paraná 2022, que vai percorrer quatro cidades, com 16 apresentações gratuitas. Além de Matinhos, também recebem o espetáculo os municípios de Guaíra, Palmas, Jacarezinho entre setembro e novembro.

Além das apresentações, em todas as cidades haverá bate-papos com a plateia mirim e oficinas criativas sobre a arte bonequeira. “Desejamos que as crianças compartilhem suas impressões, reflexões e dúvidas sobre o que assistiram”, explica Rodrigo Hayalla, diretor do espetáculo.

“A partir das vozes dos pequenos, seus comentários e feedbacks, podemos construir uma conversa que os aproxime dos elementos artísticos que compõem a obra, as técnicas de manipulação dos bonecos e as escolhas estéticas que conduziram à criação de luz, figurinos e demais elementos”, completa.

O espetáculo

A peça dura cerca de 40 minutos. O protagonista é o menino Juvenal. Entediado com os dias seguidos de chuva, finalmente sai e brinca de bolinha de gude no quintal de sua avó até que o brinquedo cai em um tanque e de lá surge o peixe Linguado – linguaruuuudo – que o leva para o fundo dos oceanos em busca de sua bolinha.

Lá a trama se desenrola e ele encontra outros amigos como a Ostra, a Sereia, o jornalista Caranguejo, o juiz Pirarucu, o joalheiro Baiacu, entre outros.

As oficinas

Os organizadores do projeto também vão realizar – em todas as cidades – uma oficina artística com dez horas de duração, voltada aos interessados na arte bonequeira e profissionais da educação.

Denominada Pet Vira Pet, essa atividade vai reutilizar materiais descartáveis para a criar bonecos (bichos de estimação) com diversas técnicas de manipulação. Serão utilizados jornais, papéis, retalhos de tecidos, sacos plásticos, lã, tinta acrílica e outros utensílios simples para a confecção das marionetes.

“As técnicas que serão compartilhadas são extremamente simples, mas podem ser de grande utilidade para instrumentalizar os profissionais da educação em suas criações no âmbito escolar, instigando-os a propor experiências artísticas com as crianças, mesmo mediante a escassez de materiais e verbas de apoio que enfrentam em sua prática cotidiana”, destaca Hayalla.

O Projeto de Circulação de Norte a Sul do Paraná 2022 foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura Profice da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultural, Governo do Estado do Paraná e tem apoio da Copel.