Destaque | Jurídico

Marketing na prática: AHK PR realiza curso para advogados dia 27

O marketing no ambiente jurídico está em franca expansão no Brasil. Tanto que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) atualizou e flexibilizou, pelo provimento N. 205/2021, algumas regras do seu Código de Ética para que os advogados possam colocar em prática estratégias de comunicação com base no marketing de forma mais direcionada.

A especialista em marketing e neuromarketing, professora da UFPR e consultora da Smartcom Inteligência em Comunicação, Shirlei Camargo vai falar do assunto, no dia 27 de abril, no curso “Marketing Jurídico: Saiba como usar as estratégias de ouro” para os associados da Câmara Brasil-Alemanha do Paraná (AHK Paraná), em Curitiba. Para ela, há uma tendência a, finalmente, desmistificar a aplicação de estratégias de marketing, especialmente no segmento jurídico.

“Advogados, contadores, engenheiros, entre outros profissionais estão aproveitando a relevância do marketing e descobrindo as vantagens de sua aplicação nos negócios”, destaca a especialista, sem esquecer os limites que há em cada profissão na hora de fazer propaganda.

Contudo, a profissional destaca que o marketing não serve somente para fazer propaganda voltada para vendas, mas também está relacionado a diferentes estratégias que vão desde criar consciência e informação, até mesmo consolidar relacionamentos e posicionamento de uma marca, no caso, a marca pessoal do profissional.

“É interessante pensar em como os profissionais liberais estão se apropriando da área para aprimorar a apresentação de seus serviços de uma forma mais palatável ao público. Então, cada área está se adequando e evoluindo junto com o marketing para que o profissional tenha um bom resultado perante seus clientes”, explica Shirlei.

Valorização do marketing demonstra competição crescente de mercado

O marketing é acionado justamente para que uma marca, serviço, empresa ou até mesmo uma pessoa tenha mais visibilidade perante o público. E a especialista atribui essa necessidade de profissões mais clássicas precisarem da ferramenta a um mercado cada vez mais competitivo.

“Há uma concorrência que aumentou muito com a quantidade de profissionais que saem formados das faculdades. Então, eles precisam se diferenciar perante os outros. E, nesse caso, se aplica muito bem aquela conhecida frase: ‘não basta ser, tem que parecer’. Para os profissionais da contemporaneidade é a mesma coisa: não basta ser um bom profissional, tem que parecer um bom profissional e as outras pessoas precisam saber que ele é um bom profissional”, compara ela, lembrando que vivemos numa era de redes sociais em que todos estão divulgando seus produtos e serviços.

E ela frisa: “Isso tem que ser feito de uma maneira correta e bem orientada para obter bons resultados, por isso também a necessidade de ser informar com quem entende do assunto.”

Confira dicas para começar a utilizar o marketing em sua profissão:

  • Antes de tudo, verifique o Código de Ética de sua categoria ou classe profissional e entenda as regras
  • Busque estratégias que enfoquem o seu desenvolvimento profissional
  • Dimensione como quer ser conhecido e reconhecido no mercado
  • Direcione postagens e conteúdos nas redes sociais de acordo com um planejamento de imagem que quer construir

Quem quiser se aprofundar mais sobre estratégias de marketing e neuromarketing, pode participar do evento da AHK Paraná ou ainda contatar a especialista para uma consultoria.

“Dar um upgrade na carreira também envolve posicionar a sua marca e imagem, o que envolve o marketing”, finaliza Shirlei.

Inscrições

Email: ahkparana@ahkbrasil.com

Valor do investimento: R$120,00