O UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações de ensino superior do país – está com inscrições abertas para o processo seletivo de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania. O prazo termina no dia 20 de junho e os candidatos podem se inscrever gratuitamente no site https://estude.unicuritiba.com.br/inscreva/10740.
O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 24 de junho. A prova, o envio de pré-projetos e as entrevistas ocorrerão em julho. As aulas começam no dia 12/8. O edital com todos os detalhes e o cronograma está disponível em https://cdn-estude.unicuritiba.com.br/app/uploads/2022/05/10110601/UniCuritiba-EDITAL-N.-005-PROCESSO-SELETIVO-MESTRADO-2022.pdf.
O Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do UniCuritiba conta com 16 professores permanentes, além de docentes visitantes estrangeiros, convidados brasileiros, convênios, parcerias internacionais e oferece dupla certificação com a Universidade de Girona, na Espanha.
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) do UniCuritiba, professora doutora Viviane Coelho de Selos-Knoerr, diz que a proposta do mestrado é construir um diálogo permanente entre cidadania e direitos fundamentais. “O foco está na incorporação de temas como ética, efetividade, responsabilidade social e inclusão nos conteúdos de Direito Empresarial”, explica.
Linhas de pesquisa
Atualmente, o programa de mestrado do UniCuritiba segue três linhas de pesquisa: Obrigações e Contratos Empresariais – Responsabilidade Social e Efetividade; Atividade empresarial e Constituição – Inclusão e Sustentabilidade e Direito Penal Econômico e Conformidade.
Segundo a coordenadora, é crescente o número de dissertações que são publicadas como livros ou apresentadas em congressos. “É grande também o número de docentes nas instituições de ensino superior públicas e particulares que fizeram o mestrado conosco.”
Entre 2010 e 2020, o percentual de mestres lecionando na rede privada de ensino subiu de 43,1% para 47,7% no Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior divulgado pelo INEP. A meta do Plano Nacional de Educação é ampliar a quantidade de profissionais com mestrado e doutorado no corpo docente de instituições de ensino superior para 75%, sendo 35% doutores.
Além da vida acadêmica, há egressos do PPGD do UniCuritiba atuando no poder judiciário (tribunais, juízes e desembargadores), no Ministério Público, no Poder Legislativo, em cargos do Executivo, em estatais e em empresas privadas e escritórios de advocacia. “Nós também acompanhamos os egressos e auxiliamos na carreira acadêmica, seja para ingresso no quadro de docência do ensino superior ou mesmo para quem tem vocação científica e prefere a área de pesquisa”, conta Viviane.