Promover a integração, estimular o protagonismo estudantil, desenvolver o espírito de equipe e ativar ideias para a resolução de problemas com foco em soluções viáveis, oportunizando uma visão de futuro. Este é o objetivo do StartupPR Garage Sprint – Times & Ideação, que pela primeira vez será realizado em parceria com o Ecossistema Ânima – Regional Sul, envolvendo estudantes do UNICURITIBA, UniSociesc e Unisul.
Iniciativa do Sebrae Paraná, o evento ocorrerá entre os dias 13 e 15 de abril, sempre a partir das 18h30. Podem participar equipes de até cinco integrantes. As atividades serão 100% online, em plataformas de videoconferência, e as inscrições podem ser feitas em https://www.sebraepr.com.br/loja/produtos/garage_sprint_83/0.
Coordenadora do curso de Administração do UNICURITIBA, a professora Mônica de Faria Mascarenhas e Lemos diz que a participação é aberta a estudantes de todos os cursos de graduação das três instituições de ensino do Ecossistema Ânima no Paraná e em Santa Catarina. “Esta é a primeira vez que fazemos a parceria do Sprint Garage com o Sebrae Paraná. Por meio de diferentes dinâmicas, atividades coletivas de brainstorming e utilizando a ferramenta Teams Canvas os estudantes terão a oportunidade de aprimorar inúmeras habilidades”, diz.
As equipes participarão de lives com especialistas em times colaborativos e ideação, dinâmicas de habilidades, competências, formação de times, brainstorm e terão a possibilidade de mentoria para auxiliar no preenchimento da ferramenta Canvas, além de workshops, criação do pitch e apresentação ao vivo dos trabalhos. Uma banca com professores das instituições de ensino, gestores do Sebrae e convidados ficará encarregada das avaliações.
Representante do UNICURITIBA na coordenação do StartupPR, a professora dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Contabilidade do UNICURITIBA, Helaine Badia Costa, diz que a construção e o desenvolvimento das habilidades de liderança, disciplina e persistência serão trabalhadas nos três dias do evento. “Cada vez mais o mercado exige essas habilidades. Preparar nossos estudantes para novos modelos de negócios faz com que eles despertem o interesse para encontrar suas próprias soluções, aprendendo a transformar problemas em oportunidades.”
O projeto, continua a professora, vai além do empreendedorismo, reunindo alunos dos diversos cursos para que construam sua trajetória como protagonistas do desenvolvimento local e regional, criando e inovando em ambientes muitas vezes incertos e multidisciplinares.
“Nosso propósito no Ecossistema Ânima é transformar o país pela educação e a parceria com o Sebrae Paraná alinha as expertises da academia com a prática, colocando o aluno como um agente de transformação social e econômico. Nosso objetivo é sensibilizá-los de que empreender é, além de compartilhar sonhos, ter competências para reunir propósitos”, comenta.