O UniCuritiba, instituição que a integra a Ânima, maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade no Brasil, participa entre os dias 9 e 11 de outubro do Comunicarte – Semana de Comunicação e Artes. O evento reunirá renomados pesquisadores e profissionais para discutirem o futuro do setor em atividades presenciais e híbridas. As inscrições gratuitas e a programação completa podem ser conferidas neste link.
Entre os palestrantes confirmados estão: Rodrigo Nogueira, roteirista de animação para a Disney; Eleonora Leite, consultora da Grão Inteligência; Pedro Esteves, roteirista do canal Porta dos Fundos; Alexandre Roldão, jornalista e pesquisador da Comunicação com mais de 30 anos no Grupo Globo; Bianca Torres, gerente sênior do Ifood; Luciana Finazzi Filizzola, diretora de Sustentabilidade e Comunicação da GMH Gruppe; Thays Freitas, editora executiva e apresentadora da Rádio Bandeirantes; Anna Léa Silva Barreto, professora do curso de Biomedicina IBMR e do Programa Ânima Plurais, e João Bernardo Caldeira, doutorando em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
O evento tem como objetivo discutir os avanços e desafios vividos por quem trabalha com roteiro audiovisual e abordar como a comunicação precisa estar cada vez mais em sintonia com as práticas de gestão nas empresas. Além disso, os participantes terão a oportunidade de debater como o teatro pode ser útil para reforçar temas importantes à sociedade, como o antirracismo e o combate à violência contra a mulher.
A utilização da Inteligência Artificial (IA) no setor é outro destaque do evento. “O setor foi um dos mais afetados durante a pandemia de covid-19 e estamos retomando as atividades. Porém, a discussão sobre Inteligência Artificial é de extrema importância, pois afetará muitos trabalhadores da área e os profissionais devem estar em sintonia com as mudanças que chegarão nos próximos anos”, afirma Jacqueline Sobral, assessora de Comunicação e Artes da área de integração curricular da Ânima.
Segundo dados da 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021–2025, da PwC, o setor audiovisual brasileiro deve registrar crescimento de 4,7% ao ano até 2025, e a expectativa é alcançar receita de US$ 38 bilhões no mesmo período. “O setor de comunicação e artes está em recuperação e temos uma boa perspectiva. A Comunicarte foi pensada para ser esse espaço de reflexão e de conexão entre teoria e prática”, complementa Jacqueline.