Cultura e Lazer | Destaque

Escritora italiana lança livro em Curitiba

A neurocientista e escritora italiana Ali Hazelwood vem ao Brasil para lançar o livro A hipótese do amor, conversar com os leitores e autografar a obra. Além da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a autora estará em Curitiba na próxima segunda (11 de julho) para um bate-papo com o público.

O evento será realizado na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, às 19h, com tradução consecutiva. A entrada é franca, mas para garantir os autógrafos e fotos é preciso ter o livro – que pode ser adquirido na hora – e retirar uma das 200 senhas que já estão sendo entregues no local.

Alguma teoria explica o amor?

No enredo, quando um namoro de mentira entre cientistas encontra a irresistível força da atração, todas as teorias cuidadosamente calculadas sobre o amor são postas à prova. Com personagens cativantes e diálogos afiados, este livro engraçado, sexy e inteligente se tornou uma das grandes sensações do TikTok.

A personagem Olive Smith – aluna do doutorado em Biologia da Universidade Stanford – acredita na ciência, mas não em algo incontrolável como o amor.

Depois de sair algumas vezes com Jeremy, ela percebe que sua melhor amiga gosta dele e decide juntá-los. Para mostrar que está feliz com essa escolha, Olive precisa ser convincente: afinal, cientistas exigem provas.

Sem muitas opções, ela resolve inventar um namoro de mentira e, num momento de pânico, beija o primeiro homem que vê pela frente. O problema é que esse homem é Adam Carlsen, um jovem professor de prestígio – conhecido por levar os alunos às lágrimas. Por isso, Olive fica chocada quando o tirano dos laboratórios concorda em levar adiante a farsa e fingir ser seu namorado.

De repente, seu pequeno experimento parece perigosamente próximo da combustão e aquela pequena possibilidade científica – que era apenas uma hipótese sobre o amor – transforma-se em algo totalmente inesperado.

Sobre a autora

Ali Hazelwood é autora de comédias românticas em que as protagonistas são mulheres das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Ph.D. em neurociência, ela também tem vários artigos publicados – nos quais infelizmente ninguém dá uns amassos e o “para sempre” nem sempre é feliz.

Nascida na Itália, ela morou na Alemanha e no Japão antes de se mudar para os Estados Unidos. Quando Ali não está no trabalho, pode ser encontrada correndo, fazendo crochê, comendo doces ou assistindo a filmes de ficção científica com seus dois soberanos felinos (e o marido um pouco menos felino).