Cultura e Lazer | Destaque

Empresa curitibana assina projeto da estrela de 30 metros para o Natal no Jardim Botânico

Parte das atrações do Natal 2023 de Curitiba, a imponente estrela projetada faz parte do Jardim Musical e ilumina um dos principais cartões postais da cidade, sendo parte do show de luzes e música que acontece todos os dias, às 19h30

Uma estrela imponente, inspirada na brilhante estrela de Belém, com 30 metros de comprimento e mais de 10 metros de altura, instalada ao lado da estufa de vidro. Um Portal de acesso instagramável, luzes na estufa e som ao longo do jardim francês. Esse é o projeto da decoração natalina do Jardim Botânico, chamado Jardim Musical e desenvolvido exclusivamente para o Natal Luz dos Pinhais 2023, de Curitiba, a pedido da Prefeitura Municipal, com patrocínio da Ademicon e produção da Agência iOn Live. 

A decoração proporciona ainda um espetáculo de luzes e música no período da noite, das 19h30 às 20h30, quando luzes projetadas na estrutura da famosa estufa do Botânico começam a piscar, sincronizadas com a trilha sonora natalina que ecoa em caixas de som distribuídas pelo jardim francês, como uma espécie de “Concerto Luminoso”. Entre as canções selecionadas estão clássicos como Jingle Bells, a Canção Clássica de Natal, a animada versão Jingle Bells Cavaquinho, além de Fascinação e a emocionante Então é Natal.  A atração está disponível até 7 de janeiro do próximo ano, diariamente.

Projeto curitibano – Em parceria com a iOn Live, a empresa Views Produções Artísticas, situada no bairro Atuba, foi convidada a criar, produzir e entregar uma Grande Estrela de Belém para compor o Jardim Musical. Com mais de dez metros de altura e 30 de comprimento, a instalação artística pesa mais de 1,6 tonelada e fica ao lado da estufa. À noite, a Grande Estrela de Belém é iluminada por cerca de 700 metros de fita de LED.

“A estrela é um complemento para a estrutura da estufa do Jardim Botânico, importante cartão postal de Curitiba. Por isso nos inspiramos no design da nossa cidade, com formas orgânicas e sinuosas, ao mesmo tempo que destacamos o simbolismo religioso que a Estrela representa, surgindo por trás da estufa, se posicionando ao lado e transformando em uma grande instalação artística de Natal”, explica o CEO da Views, Wellington Grabovski. 

Este projeto exigiu um planejamento minucioso para os 30 dias de trabalho intenso, desde a criação até a entrega da estrela, envolvendo uma equipe com mais de 30 pessoas. Sua montagem exigiu uma logística que envolveu caminhões e equipes dedicadas ao trabalho durante dois dias consecutivos. O esforço resultou em uma atração que ilumina as noites no Jardim Botânico durante todo o período natalino.

“A ideia foi trazer a grandeza dos sonhos e existe um nicho de mercado para projetos de alta complexidade como esse, com necessidade de fornecedores capacitados de ponta a ponta. Como nossa atuação é majoritariamente no mercado nacional, estávamos com vontade de fazer uma instalação de Curitiba para Curitiba, trazendo nosso olhar para onde nos inspiramos diariamente. E faz parte do nosso propósito trabalhar com essa magnitude, trazendo qualidade e segurança para as ideias, dentro dos prazos desafiadores que projetos assim costumam ter”, completa Grabovski.

O Jardim Botânico de Curitiba, com sua decoração deslumbrante e o encanto do Concerto Luminoso, se firma como um dos locais imperdíveis para celebrar o espírito natalino na capital paranaense.

Fotos: Matheus de La Palm