O UNICURITBA será a sede da Jessup Brazil 2021, a etapa nacional da Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition, considerada uma das principais competições de Direito Internacional do mundo. Essa será a primeira vez que o Paraná recebe a prova que simula um julgamento perante a Corte Internacional de Justiça, principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU).
A simulação que reúne estudantes e futuros profissionais do Direito é promovida pela International Law Students Association (ILSA). A primeira edição ocorreu em 1959, na Universidade de Harvard. O evento reúne participantes de instituições de ensino superior espalhadas por mais de cem países.
Neste ano, em função da pandemia, a competição será de 22 a 26 de fevereiro, em ambiente exclusivamente virtual. Em 2020, a Jessup Brazil foi realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro, na UniSociesc Continente, em Florianópolis.
“Expressamos nossa gratidão ao Ecossistema Ânima e ao UNICURITIBA por tornarem a edição de 2021 possível e por proporcionarem outro grande encontro da Família Jessup Brazil”, diz Felipe Tomazini, administrador nacional da competição.
Dennys Girardi, coordenador geral da graduação no UNICURITIBA, lembra que a instituição tem mais de 70 anos de história e tradição no ensino do Direito, sendo considerado um dos melhores cursos da área no país. “É uma honra para o UNICURITIBA, que ao longo dos anos conseguiu aliar a excelência no ensino do Direito às inovações e transformações da educação, sediar uma etapa da Jessup Brazil, um evento de tamanha relevância que pela primeira vez será realizado em Curitiba.”
A parceria do Ecossistema Ânima com a Administração Nacional da Competição no Brasil, continua o coordenador, reforça a confiança no aprendizado e nas oportunidades que a imersão na simulação de um julgamento da Corte Internacional de Justiça proporciona aos acadêmicos e futuros profissionais do Direito.
Durante o Jessup, os estudantes exercitam suas habilidades nas áreas de pesquisa, redação e sustentação oral (tudo em língua inglesa), além de desenvolver o trabalho em equipe – essencial durante a preparação para a competição.