Cerca de 800 estudantes dos municípios de Coronel Vivida e Dois Vizinhos [no Sudoeste do Paraná] estão participando de cem Rodas de Leituras, durante a primeira semana de dezembro. As ações pretendem incentivar crianças, jovens e adultos da rede estadual de ensino a ter mais contato com os livros e estimular o hábito da leitura.
As atividades gratuitas acontecem em dias, locais e horários variados; nas próprias salas de aula ou bibliotecas das instituições de ensino; estão sendo conduzidas pelos produtores culturais e mediadores literários Ali Freyer, Fabiane de Cezaro, Lilyan de Souza, Rodrigo Hayalla e Rafael Di Lari, que integram o projeto cultural De Papel e(m) Papel: personagens célebres em múltiplas linguagens.
“Essa iniciativa começou em agosto de 2024, já foi realizada em diversos colégios desses dois municípios e segue até maio de 2025. Ao todo, são 400 rodas de leitura nos colégios estaduais, que devem impactar cerca de 18 mil pessoas”, explica a idealizadora, Fabiane de Cezaro.
Variações de um clássico
Além de promover o contato com os livros, o projeto ainda vai apresentar obras clássicas e personagens icônicos da literatura brasileira como Capitu (Dom Casmurro, 1899) de Machado de Assis; João Grilo (Auto da Compadecida, 1955) de Ariano Suassuna; Odorico Paraguaçu (O bem-amado, 1962) de Dias Gomes; Tieta (Tieta do agreste, 1977) de Jorge Amado entre outros.
Dessa forma, os alunos poderão conhecer as várias possibilidades de leituras de um clássico e ver como essas narrativas transitam entre diferentes linguagens artísticas como cinema, música, séries, artes visuais, exposições, artigos acadêmicos e histórias em quadrinhos.
Como vai funcionar
As dinâmicas das Rodas de Leituras envolvem a apresentação das obras a serem debatidas, o enredo e o contexto histórico. Os participantes ficarão posicionados com as cadeiras em círculo para que todos possam se ver.
Em seguida, o mediador entrega cópia do texto para que todos acompanhem a leitura em voz alta. Também serão exibidos trechos de filmes, imagens e músicas que abordam os personagens dos livros.
“Para compartilhar ideias, referências, vivências e praticar o exercício da escuta, vamos conversar com as pessoas e ouvir as impressões de cada um sobre o material apresentado”, enfatiza Fabiane de Cezaro.
Além das Rodas de Leitura – e como contrapartida social – o projeto proporcionou cem Contações de Histórias de personagens famosos retratados na literatura infantil brasileira, oriundos da cultura popular como o Curupira, a Dona Baratinha, a Galinha Ruiva, o Lobisomem e Pedro Malasartes.
As Contações de Histórias contemplaram principalmente as crianças de escolas municipais e alguns grupos da FAS (Fundação de Ação Social), apresentadas pelos atores e contadores de histórias Anselmo Hofstater e Cristina Particheli.
Doações de livros
Para que os moradores também desfrutem do maravilhoso hábito da leitura, o projeto cultural De Papel e(m) Papel: personagens célebres em múltiplas linguagens fará a doação de livros às bibliotecas públicas municipais e das instituições atendidas em Coronel Vivida e Dois Vizinhos.
“Queremos que as pessoas tenham acesso às obras compartilhadas nas Rodas de Leitura e Contações de Histórias em bibliotecas próximas e que possam emprestá-las gratuitamente. Assim, pretendemos instigar a imaginação por meio da experiência leitora, além de estimular a circulação de leitores assíduos nas bibliotecas dos municípios atendidos”, complementa Fabiane.
Brasil tem menos leitores
A edição 2024 da Pesquisa Retratos da Leitura – a mais completa e aprofundada pesquisa sobre os hábitos de leitura do brasileiro – mostra que nos últimos quatro anos houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país.
Pela primeira vez na série histórica, a proporção de não-leitores é maior do que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro – impresso ou digital – de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa.
“Isso mostra que esses projetos são fundamentais para que as pessoas conheçam os livros, os autores, as histórias e percebam na leitura uma atividade prazerosa”, complementa Fabiane de Cezaro.
O projeto cultural De papel e(m) papel: Personagens célebres em múltiplas linguagens foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná, e tem o apoio da Copel. Informações pelo e-mail projetodepapelempapel@gmail.com
Local e data
Em Coronel Vivida: dia 03/12, no Colégio Estadual Arnaldo Busato; dia 04/12, na Escola Estadual Duque de Caxias. Em Dois Vizinhos: dia 04/12, no CEEBJA Dois Vizinhos; dia 05/12 no Colégio Estadual Cívico Militar Vinícius de Moraes; dia 06/12, na Escola Estadual Duque de Caxias