Destaque | Tecnologia e Negócios

Congresso gratuito em Curitiba debate a vida e a gestão de condomínios

O 2º Meeting de Administração Condominial AACEP que vai debater a vida em condomínio e a gestão desses espaços coletivos está confirmado para o dia 27 de outubro. O encontro terá início a partir das 8h e será realizado de maneira presencial no Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná (rua Emiliano Perneta, 174, Centro, Curitiba-PR).

As inscrições já podem ser feitas pelo site www.aacepr.com.br A entrada é 1 kg de alimento não perecível, que pode ser entregue no dia e no local.

Direcionado às administradoras de condomínios, síndicos, conselheiros, moradores e funcionários, contadores, advogados, fornecedores e demais prestadores de serviço da área condominial, o congresso deve reunir 250 participantes de todo Brasil.

“Teremos excelentes palestrantes nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, energia, segurança, jurídica, vícios construtivos, engenharia, comunicação e cultura. Trata-se de uma ótima oportunidade a quem deseja ver as novidades do segmento e ficar por dentro de tudo que envolve o mercado no Paraná e no país”, explica Luiz Fernando Martins Alves, presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP), responsável pelo congresso.

Números expressivos

A AACEP representa mais de mil condomínios em todo Paraná e atua para profissionalizar o segmento. Segundo informações da Receita Federal, existem cerca de 500 mil condomínios registrados na base de dados em todo Brasil, que somam aproximadamente R$ 60 bilhões em taxas por ano.

“O setor emprega cerca de 5 milhões de pessoas nas mais variadas funções e gera receitas anuais próximas de R$ 800 bilhões. É um mercado gigante e que exige cada vez mais gente capacitada para atender às necessidades de quem reside ou trabalha nesses espaços coletivos”, ressalta Martins Alves.

De acordo com a AACEP, a tendência é que haja cada vez mais condomínios no país – especialmente nas médias e grandes cidades – com facilidades para que os moradores façam tudo o que precisam no local em que residem; seja comprar no mercado, cuidar dos pets, ir às academias, passear com os filhos, ter lazer com a família, reunir os amigos ou trabalhar remotamente.

De olho neste mercado, empresas como Superlógica, TKE, Sicredi, Vertex, Alcatraz Segurança, Neoport Portarias Inteligentes, Gedisa Energia, Serv Lar Portaria e Limpeza já confirmaram a participação no meeting.

“O mercado condominial sempre traz novidades em tecnologias, segurança, conforto, conveniência e praticidade a quem reside em ambientes coletivos. Neste congresso, os participantes terão variadas informações sobre esses temas e novas possibilidades de negócios que devem surgir naturalmente”, complementa o presidente da AACEP, Luiz Fernando Martins Alves.

O que é um condomínio?

É um espaço dividido por vários proprietários, que também compartilham áreas em comum. Cada dono possui sua unidade privativa, de acordo com as especificações feitas no momento da compra.

Quais são os tipos de condomínios?

Existem três tipos. O primeiro deles é o Residencial, utilizado somente para moradia. O segundo é o Comercial, que serve para atividades de comércio ou indústria.

O terceiro é o Misto, que é a junção dos dois tipos anteriores e incorpora imóveis de moradia e residenciais na mesma área.

Quem gerencia um condomínio?

A gestão do espaço é feita pelo síndico, que pode ser morador ou terceirizado. Se o ambiente for grande, recomenda-se contratar uma administradora para gerenciar a parte financeira, administrativa e jurídica; controlar a folha de pagamento dos funcionários; realizar assembleias, gerar economia em orçamentos e transparência na prestação de contas.

Quais são as vantagens de morar em condomínio?

A segurança é o principal benefício. Ao fazer uma viagem, sempre terá alguém vendo o que acontece em sua residência.

As opções de lazer vêm em seguida. Piscina, academia, jardins, parquinhos para as crianças, salões de festas e outros atrativos agradam quem reside desses ambientes.

Amizades e companhias com outros moradores também é um fator positivo na avaliação dos condôminos.

Quais são os pontos negativos de morar em condomínio?

O barulho é o campeão de reclamações. Música alta, conversas empolgadas, latidos de cachorros ou até brigas familiares estão na lista que mais desagrada os moradores.

Menos privacidade também gera incômodos. O uso dos elevadores ou encontro dos vizinhos com frequência nas dependências coletivas pode ser um inconveniente à vida pessoal.

Como o condomínio é uma comunidade, tudo deve passar por uma aprovação coletiva. Por isso, a vontade do grupo prevalece sobre a individual. Daí a necessidade de ter bons acordos entre os moradores em reuniões e assembleias regulares.