Na próxima quinta-feira, dia 29 – das 20 às 21horas-, o Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Waldemiro Gremski, o ex-presidenteda OAB-PR, José Lúcio Glomb, e o jornalista, André Nunes. terão a missão de questionar o bispo católico, Ricardo Hoepers, a respeito dos impactos da pandemia sobre a fé. Será durante o evento gratuito e online, “Os caminhos do Sagrado no pós-pandemia”.
Este será o primeiro de cinco debates, promovidos pelo Instituto Ciência e Fé de Curitiba. Os próximos trarão, separadamente, as visões judaica, protestante, budista e espírita a respeito do tema central. Ou seja, como as religiões devem caminhar e como estará a espiritualidade das pessoas quando o Brasil vencer a COVID-19?
No ano passado a busca pela palavra “oração” na internet superou os cinco anos anteriores e bateu termos como Natal, cristianismo e islamismo, tradicionalmente entre os mais buscados nos mecanismos de pesquisa da internet. Esta foi a conclusão do estudo feito pela professora associada da Universidade de Copenhagen e diretora da Associação para Estudo da Religião, Economia e Cultura, Jeanet Sinding Bentzen (“Em crise, oramos: religiosidade e o covid-19 pandemia”).
No Google, as palavras “Deus, fé, oração e meditação”, atingiram recorde mundial em abril de 2020. Com o agravamento da pandemia, os grupos de oração no whatsapp se multiplicaram. Artistas, personalidade e pessoas comuns passaram a divulgar horários fixos para oração. Deste modo, percebemos que a necessidade de fortalecimento espiritual aumentou expressivamente com o crescimento do número de casos e de mortes. Este fato motivou o ICF a querer saber como as religiões enxergam esse momento e como pretendem se preparar para pós pandemia.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site do Instituto, pelo link http://www.cienciaefe.org.br/inscricoes/
CRONOGRAMA “OS CAMINHOS DO SAGRADO NO PÓS PANDEMIA
29.07 – Dom Ricardo Hoepers ( visão católica)
Bispo da Diocese de Rio Grande, no Rio Grande do Sul
Debatedores: Waldemiro Gremski – Reitor da PUCPR
Dr. José Lúcio Glomb – advogado
André Nunes – jornalista
26.08 – Rabino Pablo Berman -( visão judaica)
Debatedores: Professor Antônio Carlos Costa Coelho
Diego Antonelli – jornalista
30.09 – Jubal Sergio Dohms – (visão budista)
Debatedores: Raul Anselmi – cirurgião do aparelho digestivo
Cristiano Machado – urologista
28.10 – Reverendo Jean Carlos Selleti ( visão protestante)
Debatedores: Edmilson Fabbri – cirurgião geral
Sandra Gonçalves – jornalista
25.11 – Daniel Dallagnol – conferencista ( visão espírita)
Debatedores: 25/11 – Daniel Dallagnol (visão espírita)
Debatedores: Evaristo Eduardo Miranda – escritor e Hélio de Freitas Puglielli – jornalista