A massa de ar frio mais intensa de 2021 chegou a vários estados do Brasil. Segundo o Climatempo, os dias gelados vão predominar no Centro-Sul, haverá temperaturas negativas em alguns estados e o clima de inverno pode avançar até o sul da Bahia e em parte do interior do Nordeste.
Enquanto a maioria das pessoas deseja permanecer mais tempo dentro de casa ou em ambientes fechados, outros se alegram em pular da cama ainda de madrugada. É o caso do diretor comercial da CCG Representações, Carlo Costa Gallinea, responsável pela expansão da marca catarinense Bonblend Cafés Especiais.
“Esse é o período do ano em que nossas vendas aumentam até 40%. É um prazer ‘madrugar’ para atender os pedidos, agendar as entregas e ver os consumidores apreciando nossos cafés em padarias, lanchonetes, mercados, nos escritórios comerciais ou mesmo dentro de casa”, festeja.
Mais frio, mais vendas
Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o consumo da bebida registra aumento médio de 30% na temporada mais fria do ano e a maior razão é para suprir a falta de calor no corpo.
De olho nesta janela de oportunidades e à gradativa abertura dos estabelecimentos comerciais durante a pandemia, a Bonblend – fundada em 2010 na cidade de Joinville, pelo casal Valéria e Claudimar Zomer – reforçou as negociações com produtores de cafés de todo Brasil, intensificou o trabalho de vendas e conseguiu mostrar aos lojistas e consumidores as diferenças de um café de mais qualidade, com preço justo.
“Essas ações agradaram nossos clientes que preferem degustar um café com aroma e sabor diferenciados e que cabe no orçamento”, explica Gallinea. Segundo o executivo, a empresa já obtém crescimento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2020.
A estratégia da marca catarinense veio justamente num período em que a estimativa da safra de cafés no Brasil em 2021 sofre uma redução de 22,6% em comparação a 2020.
De acordo com o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), a menor produção acontece em decorrência da bienalidade negativa; fenômeno que alterna uma safra maior com outra menor, no ano seguinte, além da episódios de estiagem e do frio nas principais regiões produtoras do país.
Grãos especiais caem no gosto e cabem no bolso
Segundo a ABIC, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo e perde somente para a água. Estima-se que mais de 2 bilhões de xícaras são servidas diariamente nos seis continentes. Por aqui, 9 entre 10 brasileiros acima de 15 anos apreciam o cafezinho todos os dias.
O volume de sacas de grãos especiais deverá chegar a 1,8 milhão em 2023 no Brasil, de acordo com projeções do banco holandês Rabobank – que fez um estudo sobre o consumo do grão e a produção aqui no país.
Outra pesquisa da consultoria internacional Euromoney mostrou que o café premium tem ganhado espaço no Brasil e cresce média de 15% ao ano, enquanto o grão tradicional expande em torno de 3,5% ao ano.
“Quem degusta um café premium ou gourmet – de melhor qualidade, feito com grãos puros, 100% arábica, sem nenhuma impureza – fica apaixonado pela experiência e cria um novo hábito. É isso que desejamos: inserir na cultura diária do consumidor um café de mais qualidade e preço justo ao maior número de pessoas”, complementa o executivo Carlo Costa Gallinea.
Objetivos
A Bonblend fornece cafés das principais regiões brasileiras, preserva a verdadeira essência de cada terroir e está presente em dezenas de cafeterias, empresas e escritórios de Santa Catarina e do Paraná.
A empresa está ampliando a presença nacional e busca novos mercados dentro e fora do Brasil. Além do site www.bonblend.com.br é possível adquirir a linha de produtos nos principais marketplaces do Brasil.