Jurídico

Versão atualizada de livro do Professor René Dotti é lançada pela Revista dos Tribunais

livro rené dotti

A 4ª edição da obra “Casos Criminais Célebres”, de autoria do professor René Dotti, foi oficialmente lançada pela Thomson Reuters – Revista dos Tribunais. A obra traz relatos de processos relevantes historicamente, que remetem a análises jurídicas das áreas do Direito Penal, do Direito Processual Penal, da Criminologia e das disciplinas afins. 


A atualização da obra, concluída pelo autor pouco antes de seu falecimento, em 11 de fevereiro último, conta com três novos casos: “O atentado contra Lacerda e o suicídio do presidente”; “Doca Street e o preço do machismo” e ainda “Fundamentação e limites da pronúncia”.


Um dos casos que constam da obra desde sua primeira edição é a série de crimes praticados por Caryl Chessman, um americano descendente de dinamarqueses que estuprava e roubava mulheres nas colinas de Hollywood, na Califórnia, e terminou executado na câmara de gás do Presídio de San Quentin no dia 2 de maio de 1960. A maioria da obra, contudo, relata casos ocorridos no Brasil, como o da morte da jovem Aída Curi, ocorrido em Copacabana quando ela tinha 18 anos por ter sido provavelmente jogada do último andar do Edifício Nobre por dois rapazes. 


Sobre o autor
Nascido em Curitiba a 15 de novembro de 1934, justamente no Dia da República, Dotti graduou-se Direito pela Universidade Federal do Paraná e começou a advogar nos anos 50. Nas décadas seguintes, lutou contra o regime militar dedicando-se à defesa de jornalistas, estudantes, professores e sindicalistas perseguidos pelo regime. Dotti também contribuiu por mais de cinco décadas com formação de novos advogados, tanto como professor, quanto por meio dos livros e pareceres que redigiu.
Dentre os reconhecimentos que recebeu estão a Medalha Santo Ivo, concedida pelo Instituto dos Advogados Brasileiros em setembro de 2011; a homenagem especial do Conselho Federal da OAB pelos serviços advocatícios prestados na defesa de presos e perseguidos políticos na ditadura militar, em novembro de 2012 e a Comenda Mérito Judiciário do Estado do Paraná, conferida por decisão unânime de Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná em 2014