Aconteceu

Henrique Domakoski assume como sócio-diretor da Shape

O administrador de empresas Henrique Domakoski faz valer na sua trajetória o sentido exato da palavra inovação e mostra resultados concretos.


Ele está assumindo o papel de sócio-diretor da Shape, desenvolvedora de software da indústria 4.0 nascida por iniciativa do conglomerado nipônico Mistui – com sua petroleira Modec. Domakoski se soma à Shape com a missão de desenvolver comercialmente a nova marca, fazendo com que seus produtos sejam ferramentas que proporcionem aos usuários excelência em gestão e racionalização de custos.


A inovação de resultados tem sido a marca da trajetória profissional de Domakoski, 36 anos. Como superintendente geral de inovação do governo do Paraná, nos últimos dois anos, ele desenvolveu políticas públicas voltadas para impulsionar a geração de renda nas empresas do estado. Além de linhas de financiamento específicas para os diversos setores, Domakoski fomentou a realização de hackathons — as maratonas de programação que estimulam a criação de novas soluções — e trabalhou no mapeamento e na aproximação dos 9 ecossistemas de inovação presentes no Paraná.


“Um legado que fica da atuação na iniciativa pública é esse apoio ao empreendedorismo inovador, uma grande prioridade do atual governo. No eixo interno, priorizamos a digitalização do estado por meio do aplicativo PIÁ, que reduz radicalmente o custo dos serviços públicos prestados pelo estado e também demos início ao trabalho para a mudança de mentalidade quanto a esse tipo de atendimento”, declara.


O PIÁ – Paraná Inteligência Artificial – une centenas de serviços do governo em um só lugar. Com ajuda da inteligência artificial, é capaz de dialogar com os usuários e atender suas demandas. De acordo com Domakoski, o uso do aplicativo reduz o custo médio por serviço de R$ 40 para R$ 1,60.
Formado em Direito e em Administração de Empresas, com especialização no MIT, o executivo também integra o conselho do Programa de Aceleração de Startups da Fiep.


Seu know how inclui ainda a criação do Troc, um marketplace voltado para compra e venda de roupas usadas de alta qualidade, tendo a sustentabilidade como um dos pilares fundamentais. O empreendimento, criado a partir dos conceitos de inovação trazidos da experiência internacional de Domakoski, teve recentemente parte da operação comprada pelo maior grupo de moda do Brasil, a Arezzo&Co.

Leia também