Variedades

Santuário recebe monumento de 4 metros em homenagem à Santa Rita de Cássia

A programação de mais uma tradicional festa em honra à Santa Rita de Cássia (22 de maio), em Curitiba, já está definida. O evento é organizado pelo santuário de mesmo nome, localizado à rua Padre Dehon, 728, no bairro Hauer. Em virtude da pandemia, a organização fez adaptações no roteiro e seguirá todos os protocolos de segurança e distanciamento.

Para evitar aglomerações, o almoço festivo que reunia multidões foi substituído. Neste ano, os devotos e visitantes podem adquirir antecipadamente o bilhete para o churrasco de filé ao preço de R$ 55,00. As encomendas devem ser feitas até o dia 21 de maio, na secretaria do santuário. No dia 23, o público deve ir ao local buscar a encomenda – a partir das 11h30 – e retornar aos lares, pois não será permitido consumo no local.

Programação

Entre os dias 13 a 21 de maio haverá novenas presenciais – com limitação de público – e transmissão pelo Facebook.com/staritactba, sempre às 19h.

Nos dias 20, 21 e 22 de maio acontece a venda de bolo com imagens em miniatura da santa. Já a missa solene campal e a chuva de pétalas de rosas – que atraiam milhares de visitantes e romeiros de várias cidades e estados do Brasil – foram suspensas para evitar aglomerações.

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, os devotos terão uma atração especial. No dia 21, após a missa das 19h, o pároco-reitor Carlos Alberto Rodrigues, scj, e o vigário Maicon Frasson, scj, inauguram um monumento de 4 metros de altura com a imagem da padroeira.

Feita em fibra de vidro e resistente às intempéries climáticas, o trabalho foi realizado pelo artista plástico Luiz Carlos Brazzale e a equipe da Pietá – uma das maiores fabricantes de artefatos e arte sacra do país – que fica em Londrina-PR e atua há 30 anos no mercado.

“A escultura da santa das causas impossíveis – como Rita de Cássia é conhecida – ficará posicionada bem à frente do santuário. Assim, todas as pessoas que circulam pelas ruas e praça Alfredo Hauer – em frente à igreja – poderão fazer suas orações, pedidos e agradecimentos”, explica o padre Beto, como o reitor é mais conhecido.

No dia 22 estão previstas missas e novenas às 7h, 9h, 14h, 16h, 18h e 20h. Às 12h, acontece apenas a novena.

Religiosidade e popularidade

A festa em honra à Santa Rita de Cássia – celebrada em 22 de maio – é um dos eventos mais tradicionais do bairro Hauer, uma vez que a devoção à santa está presente desde a chegada dos pioneiros colonizadores da região, em 1863.

O santuário recebe devotos de todo o Brasil ao longo do ano. “Muitos fiéis chegam para agradecer a intercessão de Santa Rita de Cássia junto a Deus. E é por isso que a igreja também está sempre florida, especialmente às quintas-feiras, quando temos os dias devocionais e as novenas. As flores representam gratidão”, explica o vigário.

O Santuário de Santa Rita de Cássia também é conhecido por manter, todas as quintas-feiras, uma novena perpétua em honra à padroeira às 9h, 16h e 19h. As celebrações das 9h e 19h são acompanhadas de missas.

De acordo com o Vaticano, atualmente Santa Rita de Cássia é considerada como a terceira santa mais popular do mundo.