O VIII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), começou na manhã desta quarta-feira (1º), no Teatro UP Experience, na Universidade Positivo. Com o tema Democracia em ação, o evento vai até a próxima sexta-feira (3). No total mais de 100 palestrantes e professores estão na programação.
O presidente do CBDE, Paulo Golambiuk, deu as boas vindas aos participantes ressaltou o desafio de fazer o evento híbrido e explicou um pouco a dinâmica do congresso. “Vamos aquecer Curitiba com os debates do nosso congresso!”, conclamou.
“O Iprade sempre teve um compromisso com a qualidade da democracia. Falaremos de direito eleitoral pensando no que é necessário para a democracia, como preservar as instituições da República”, disse a presidente do instituto, Ana Carolina Clève. “Para ter um Estado substancialmente democrático precisamos pensar na diversidade e nos direitos fundamentais. Aqui todos os posicionamentos serão respeitados. Estamos aqui para debater e refletir com maturidade”, concluiu a advogada. Ela citou também o homenageado do evento, Fernando Neves, que não pode estar presente por questões de saúde.
O coordenador-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (Abradep), Luis Fernando Casagrande Pereira, também ressaltou a importância de Neves por seu conhecimento do tema e pela sua articulação como “embaixador do CBDE em Brasília”. Pereira explicou o papel da Abradep como correalizadora do evento: “com melhor dos nossos quadros, para palestras, curadoria e relatoria de eventos, é uma alegria muito grande para a nossa academia ser correalizadora desse evento maravilhoso. Teremos o melhor evento híbrido da história”, concluiu.
O coordenador científico do CBDE, Marcelo Weick, explicou que, na programação do evento, todo
painel é preparado previamente em detalhes do ponto de vista do conteúdo, com reflexões e debates. Ele também ressaltou o novo tópico da programação: “A Rede CBDE vai revolucionar a dinâmica dos congressos de direito”, disse sobre o programa que será transmitido ao vivo no fim do dia e pode ser acompanhando presencialmente pelo público do congresso.